Sociedade Portuguesa de Pneumologia lança campanha #EUNÃOFUMO ,especialmente dirigida aos adolescentes

Criado pela Comissão Europeia, celebra-se, no dia 26 de setembro, o Dia Europeu do Ex-Fumador. Este ano, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) assinala esta efeméride junto dos adolescentes lançando o apelo para o abandono do cigarro nesta faixa etária na qual se tem vindo a assistir a um aumento do consumo tabágico.

José Pedro Boléo-Tomé e Paula Rosa, coordenadores da Comissão de Trabalho de Tabagismo da SPP, mostram-se particularmente preocupados com alguns dos dados relativos ao consumo de trabalho pelos adolescentes: “preocupam-nos, sobretudo, o aumento do consumo na população dos 15 aos 24 anos, muito em especial nas raparigas, que é onde ocorre o aumento maior. Há ainda outros dados preocupantes: aos 18 anos, 62% dos jovens já experimentou tabaco, e 43% consumiu nos últimos 30 dias”.

Perante esta realidade – e respondendo ao apelo de escolas e encarregados de educação – a SPP desenvolveu a campanha #EUNÃOFUMO, especialmente dirigida aos adolescentes. No âmbito desta campanha, foi enviado para várias escolas nacionais um vídeo sob a temática “o tabagismo na adolescência”. Neste vídeo, produzido pela SPP, o médico pneumologista Bruno Von Amann aborda de uma forma clara as principais questões relativas ao consumo de trabalho nas camadas mais jovens: https://www.youtube.com/watch?v=UrisvY9hHJo. No dia 26 de setembro, será ainda realizada uma sessão informativa na escola EB 2,3 de Marinhais onde, além da reprodução do vídeo, estará presente um médico pneumologista da SPP para esclarecer os alunos das suas principais dúvidas.

Para os coordenadores da Comissão de Trabalho de Tabagismo este tipo de ação junto dos adolescentes assume uma grande importância uma vez que “estes jovens vão ser os fumadores e doentes de amanhã, são muito permeáveis às novas estratégias de marketing das tabaqueiras e ainda pouco está a ser feito para inverter esse processo e criar uma geração livre de tabaco”. Os médicos pneumologistas referem ainda ser essencial estar atento à questão emergente dos cigarros eletrónicos ou tabaco aquecido: “a experiência de outros países mostra que são produtos apelativos aos mais novos, que a experimentação tem aumentado significativamente e que funcionam como porta aberta para experimentar outros produtos, como o cigarro convencional ou outras drogas recreativas. Cada vez há mais evidência que mostra que estes produtos, todos os produtos de tabaco, quer sejam vapeados, inalados, com combustão completa ou incompleta, são perigosos, não têm nível de segurança e são altamente aditivos, o que apenas favorece a indústria que os vende. A SPP, bem como a ERS e a OMS, não recomenda a utilização de nenhum destes produtos, e temos sérias preocupações em relação à sua evolução futura”.

A eliminação deste dia no futuro – pela existência apenas de não fumadores – é o desejo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia. Mas, para isto, José Pedro Boléo-Tomé e Paula Rosa reconhecem “haver muito trabalho a fazer, quer a nível da prevenção primária, como é o caso dos jovens, quer no tratamento dos fumadores, que devem ter mais fácil acesso a apoio especializado, a fármacos comparticipados e a consultas de cessação tabágica. O acesso ao tabaco também deve ser cada vez mais dificultado e desnormalizado. O Dia do Ex-Fumador deve ser um dia de esperança num mundo com ar mais puro, mais liberdade sobre a própria vida e mais saúde e bem-estar.”