Centenas de visitantes provaram Viseu Dão Lafões em Mangualde

A melhor seleção de vinhos, gastronomia e produtos regionais de Viseu Dão Lafões atraiu centenas de pessoas a Mangualde e a participar no Prove Viseu Dão Lafões, que decorreu este fim-de-semana prolongado, entre quinta-feira e sábado.

“Os eventos hoje, mais do que nunca, assumem um importante papel nesta designação de produto turístico e na sua combinação cruzada com o vinho, cultura, património, gastronomia e natureza.O Prove Viseu Dão Lafões está identificado como um dos eventos âncora do nosso território no âmbito de produtos turísticos integrados de base intermunicipal e contribui para o reconhecimento e notoriedade dos nossos produtos”, refere o Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões Rogério Mota Abrantes.

O programa incluiu mercado gourmet, com a melhor seleção do que a região e os 14 municípios têm para oferecer, incluindo os vinhos, o queijo, em especial o Queijo Serra da Estrela, o mel, os frutos vermelhos e secos, a doçaria e os bordados certificados. Também promoveu wine bars, conversas sobre vinho, a participação de restaurantes da região e teve a presença de reconhecidos chefes, como Chakall (na foto a provar os Pasteis de Feijão do Patronato), Cristina Manso Preto e Diogo Rocha, em demonstrações de cozinha.

“A divulgação na imprensa nacional, local, regional e até internacional é um estímulo muito importante para o trabalho que temos vindo a realizar e, com estes eventos, os territórios serão mais fortes e mais competitivos. Espero que nos próximos anos, este evento consiga consolidar projetos turísticos e projetos de fortalecimento de outros concelhos. É assim que trabalhamos é assim que vamos trabalhar”, declarou o Presidente da Câmara de Mangualde João Azevedo.

“O Prove Viseu Dão Lafões é uma oportunidade para podermos dizer ao pais que o turismo, a atividade turística, o desenvolvimento da atividade turística não fica refém apenas dos grandes centros, das grandes áreas metropolitanas. Hoje, verdadeiramente, ele existe, é de excelência em todo o pais, e muito particular nestes territórios. E é este exemplo que nós queremos trazer, dando este mote. Sentimo-nos particularmente felizes nesta edição do Prove. A paisagem não podia ser melhor, a temperatura foi escolhida a dedo, estiveram reunidas as condições ideias para que esta fosse uma grande edição, com o contributo de cada um de nós para ampliar e divulgar e cada vez captar mais gente para estes territórios”, declarou o Presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado.

A decorrer pela primeira vez em Mangualde, este Prove Viseu Dão Lafões resultou da organização da CIM Viseu Dão Lafões, com produção da Essência do Vinho e os apoios da Câmara Municipal de Mangualde, do Turismo Centro de Portugal, e Comissão Vitivinícola Regional do Dão. O projeto é co-financiado pelo programa operacional “Centro 2020”.

O Largo Dr. Couto, em Mangualde, foi assim destino de centenas de pessoas para experienciar o que de melhor existe no interior do país, entre quinta-feira, dia 4, e o primeiro sábado de outubro, dia 6.