Mês de dezembro, o mês do Natal. Esta é uma época em que se reforçam os afetos e a solidariedade. É, também, uma boa oportunidade para aprendemos mais e refletirmos sobre os nossos comportamentos.

O Natal tem muito de dedicação ao outro, à sociedade. Embora etimologicamente não estejam relacionadas, foneticamente as palavras dedicação e educação têm fortes semelhanças. Poderemos concluir que há uma ligação intrínseca entre as duas e que não há dedicação sem educação?

Nos comportamentos dos adultos (pais, treinadores, dirigentes, árbitros, etc.) que acompanham as crianças na prática desportiva, a falta dessa ligação é muito presente. Todos dizem que são muito dedicados, esquecendo-se, muitas vezes, que tem de haver educação para essa dedicação ser real e válida.

Porém, é percetível que a mensagem preconizadora de um comportamento assertivo e responsável começa a ganhar adeptos. Podemos dizer, com algum orgulho, que cada vez mais clubes, dirigentes, treinadores, pais e políticos se juntam nesta missão de fazer da prática desportiva infantil o que ela deve ser: um espaço de felicidade para as crianças.

Somos mais que ontem e menos que amanhã.

Os treinadores deixam de se focar só na técnica e na tática para serem verdadeiros formadores. Os “velhos do Restelo” vão continuar a existir e a gabarem-se de resultados que de vencedores não têm nada. A mensagem a estes nunca chegará. Mas esses, felizmente, são os que estão em contra mão.

Os pais “treinadores de bancada” começam a ficar isolados. O caminho é longo, muito longo, mas somos cada vez mais os que estamos do lado da felicidade genuína das crianças a praticar desporto. A violência, verbal que seja, não tem lugar no desporto infantil.

O PNED (Plano Nacional de Ética Desportiva – www.pned.pt) tem vindo a reforçar a sua presença junto de clubes, escolas e associações e a transmitir os valores intrínsecos ao desporto. A receção por parte das crianças e jovens a estas iniciativas é extremamente positiva. O PNED tem uma panóplia de documentos que podem e devem ser consultados e partilhados muitas vezes.

O FDF (Futebol de Formação – https://www.futeboldeformacao.pt/) é um portal na internet onde se encontram contributos de vários agentes desportivos ligados ao futebol infantil que merecem uma leitura atenta e uma reflexão profunda. É uma valiosa fonte de informação disponibilizada por quem anda no terreno e partilha muita da experiência acumulada na sua vivência desportiva.

A imprensa regional tem dado destaque a artigos que promovem a ética.

Se os adultos só aprendem através da punição e, em casos extremos, com a privação da liberdade e as crianças com educação e exemplos, o que é mais fácil, menos doloroso e oneroso?!

Mês de dezembro, o mês da dedicação.

Votos de um Feliz Natal e excelente ano de 2019 para todos os leitores do Mangualde Online.

 

Vítor Santos

(Embaixador para a ética no desporto /PNED)