Na noite de 16 de junho, o centro da Cidade de Mangualde vai, mais uma vez, encher-se de cor, música e muita animação com as tradicionais Marchas Populares.

Pelas 21h30, os grupos saem em desfile da Rotunda da Casa do Povo até à Paragem dos Autocarros – Rua 1º de Maio. A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Mangualde.

As coreografias que vão assinalar esta época de Santos Populares vão ser protagonizadas pelas Marchas Populares locais: Marcha Popular da Freguesia de Abrunhosa-a-Velha: Marcha Popular de Espinho a Festejar; Marcha Popular da União das Freguesias de Moimenta do Dão e Lobelhe do Mato; Marcha Popular de Quintela de Azurara; Marcha Popular Alcafache 2019; Marcha Popular da União das Freguesias de Tavares; Marcha Popular de Mourilhe / Mesquitela; Marcha Popular da AMA; e Marcha Popular de Santiago e Póvoa.

A noite terá ainda a gastronomia típica dos Santos Populares, com as Tasquinhas Típicas no Largo do Rossio e na Rua 1º de Maio e muita animação.

Segundo a organização, a data de 16 de Junho, domingo, foi a escolhida porque a maioria dos músicos dependem das bandas filarmónicas do concelho de Mangualde, que só tinham disponibilidade para este dia, como tem sido habitual nos últimos anos. Também por causa do número crescente de grupos de Marchas que passou de 5 para 9 (tornando num evento concelhio participação de 9 freguesias), houve necessidade de dar mais conforto ao público, optando a organização pela instalação de bancadas, bancadas essas que apenas podem ser montadas na tarde/noite de sábado e madrugada de domingo, para não prejudicar o bom funcionamento do comercio local.