O Agrupamento de Escolas de Mangualde é escola sede do Ensino Secundário Recorrente a Distância – ESR@D. As atividades letivas iniciaram-se em 2016, pelo que no ano 2018-19 concluíram o ensino secundário um conjunto de 20 alunos O Ensino Secundário Recorrente a Distância, criado pela portaria 254-2016, de 26 de setembro de 2016, permite que o aluno “Faça o Secundário sem sair de casa”, e é uma oferta de formação, direcionada para adultos e jovens maiores de 18 anos, que queiram completar o Ensino Secundário através de uma via escolar .

Para a frequência desta modalidade de ensino, os alunos apenas devem dispor de um computador com câmara de vídeo e microfone, bem como ligação à Internet. Assim, poderão aceder a serviços de utilização simples, como videoconferência, consulta de manuais eletrónicos, realização de trabalhos em plataformas de gestão da aprendizagem. Os alunos têm de frequentar um conjunto de aulas via Internet, estando sujeitos a uma avaliação contínua e à realização de provas no final de cada módulo, que se realizam nas escolas de proximidade, ou seja, escolas próximas do local de origem dos alunos. Isto permite a frequência dos cursos deste sistema de ensino por alunos de qualquer ponto do país ou do estrangeiro. Os cursos são idênticos aos do ensino recorrente normal e permitem a realização de exames para entrada na universidade.

Em 2018-19 o projeto funcionou com 105 alunos oriundos de todas as zonas de Portugal, bem como alunos que se encontravam em países como Angola, Suíça, França,  Luxemburgo, Polónia e Inglaterra. São essencialmente jovens emigrantes que tentam completar os seus estudos. Em termos gerais aderiram a este projeto jovens adultos que deixaram de estudar há poucos anos (em alguns casos apenas com uma disciplina em atraso) mas também a adultos de mais idade que já não estudam há algumas dezenas de anos Os alunos que tiverem disciplinas concluídas do ensino secundário, terão equivalência às mesmas e apenas têm de realizar as disciplinas que faltam. O processo de inscrições decorre na página do agrupamento de escolas- Agrupamento de Escolas de Mangualde, estando abertas inscrições para os 10º 11 e 12º anos de escolaridade.

Os interessados poderão obter mais informações diretamente no sítio das Escolas de Mangualde (www.escolasdemangualde.pt), separador ESRAD, nos Serviços Administrativos da Escola ou via mail info.recorrente@esfa.pt .