Berço dos mais diversos ícones da Citröen, a PSA Mangualde está a ultimar os preparativos para a celebração do Centenário da marca do double chevron, num evento repleto de emoções e que terá lugar no próximo dia 27 de julho. Refira-se que foi escolhida esta data porque reflete o dia da comemoração da produção do derradeiro Citroën 2CV na unidade de produção do Groupe PSA, a nível mundial, em 1990.

Do seu programa e sob a assinatura “Origins since 1919”, destaca-se um desfile comemorativo de cerca de 60 viaturas clássicas que, partindo pelas 17h30 das instalações desta importante unidade fabril, irão completar um percurso que terminará frente à Câmara Municipal de Mangualde. Todos os exemplares ficarão, depois, ali expostos, ilustrando grande parte destes 100 anos (de 1919 a 2019) de produções das criações do visionário André Citroën e dos seus sucessores.

Estarão, naturalmente, em destaque neste evento memorável alguns exemplares fabricados na fábrica portuguesa do Groupe PSA, como sejam os icónicos Citroën DS, Mehari e AMI, os inesquecíveis Dyane, Visa, AX, Saxo ou o eterno Citroën 2CV, nomeadamente uma unidade especial desse último dia de fabrico deste modelo, feito que a PSA Mangualde regista como seu. Do desfile farão também parte o raríssimo Citroën DS Henri Chapron Palm Beach (único exemplar no nosso país e 1 dos somente 30 unidades produzidas) e um carro dos Bombeiros de Cacilhas de 1931, entre outros exemplares, cada um deles com uma ou mais histórias para contar.

Paralelamente, o programa integra uma exposição histórica da PSA Mangualde, retratando os principais acontecimentos ao longo destes 57 anos de produção, exemplares de street food, construídos sob imagem Citroën, provas de vinhos e animação musical. Neste último contexto destaque para a Banda Filarmónica de Lobelhe, o mesmo grupo que atou na fábrica neste mesmo dia, há 29 anos, quando a 27 de julho de 1990 saiu da linha de montagem o último 2CV produzido a nível mundial.

Uma área mais comercial contará com a exposição da Edição de Colecionador “Citroën Origins”, composta pelos modelos C1, C3, SUV Compacto C3 Aircross, C4 Cactus e Grand C4 SpaceTourer.

Presença indissociável do panorama industrial, social e económico da região desde 1964, a PSA Mangualde começou por produzir o Citroën 2CV, modelo de que se produziram as referências AZL, AZU, AK e que depois teve como sucessores, nas diferentes linhas de produção daquela unidade, automóveis icónicos como o AMI, FAF, Mehari, GS, CX, GSA, Visa, AX, SAXO, até ao mais recente Citroën Berlingo.

Tendo produzido, até à data, mais de 1 milhão de unidades Citroën, destaca-se, nos anais da já cinquentenária PSA Mangualde, o facto de que das suas linhas saiu não só o último 2CV, como o último Mehari produzido no mundo, entre outros feitos entretanto registados.

Serão, assim, 100 os anos de história que, sobre rodas, se irão contar nesse dia, em que se irá também inaugurar uma placa comemorativa na rotunda do Citroën 2CV, na entrada da cidade de Mangualde, na presença de João Azevedo, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, e do Diretor da PSA Mangualde, Jose Maria Castro.

Maioritariamente composto por pessoas que, de algum modo, teve, nas suas vidas, algum tipo de ligação com este importante berço das marcas do Groupe PSA, seja como empregados ou familiares, o público será, assim, convidado a (re)viver inúmeras histórias ao lado destes clássicos e saudosos modelos Citroën.

Neste evento tão especial, a organização a cargo da PSA Mangualde e da marca Citroën em Portugal, contará, com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde e do Clube 2 CV de Mangualde.

PROGRAMA DO CENTENÁRIO CITROËN EM MANGUALDE – 27 de julho de 2019

16h30 Inauguração da placa comemorativa “100 Anos Citroën” na rotunda Citroën 2CV, em Mangualde

17h00 Concentração de viaturas na PSA Mangualde

17h30 Partida do desfile – TEM UM CITROEN E QUER PARTICIPAR NO DESFILE ?

“Inscrição Desfile Centenário Citroën – 27 julho 17.00h”:

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=zdVS2ExyKEGIEv-l2z-FByhSh7DFhONBscBcdPISIhVUQlgyMUFSMzdRTDRWQjlaWUk2U0QyQUJDTi4u

18h30 Chegada à Câmara Municipal de Mangualde (Largo Dr. Couto) – Exposição estática

Haverá ainda animação com a Sociedade Filarmónica de Lobelhe do Mato, o mesmo grupo que atou na fábrica neste mesmo dia, há 29 anos, quando a 27 de julho de 1990 saiu da linha de montagem o último 2CV produzido a nível mundial e ainda música dos anos 80 e 90 com os Capitão Mondego.