Mangualde e os seus munícipes homenagearam no dia 25 de janeiro de 2020, o Exmo. Snr Dr. João Azevedo, que assumiu já as funções de ilustre Deputado na Assembleia da República tendo, para o efeito, optado por não finalizar o seu 3º mandato, como Presidente da Câmara Municipal de Mangualde (CMM).

Esta homenagem, mais que merecida e devida, é a expressão simples, muito sentida, sincera e directa, da mais elevada gratidão do colectivo maioritário dos munícipes de Mangualde, pela excelência, qualidade, oportunidade, justeza e necessidade das incontáveis realizações concretas da sua gestão autárquica, ao longo destes últimos 10 anos, em benefício exclusivo da melhoria das condições de vida, de todos os munícipes do Concelho de Mangualde.

Como simples e anónimo munícipe, leigo em questões autárquicas, eu constatei que nestes 10 anos, o Concelho de Mangualde deu um salto enorme, inegável, irreversível, de grande impacto e extremamente positivo, na senda do progresso real, quer até ao presente, quer em direcção a um melhor futuro de todos os seus cidadãos; muito obrigado Snr Presidente!

Quando o Dr. João Azevedo foi pela 1ª vez eleito para Presidente da CMM em 2009, prometeu perante milhares de Mangualdenses que: – “Mangualde vai ver mudanças nos próximos anos, vai ver obra feita, vai ver um Concelho a evoluir”.

CUMPRIU, muito para além do prometido e do expectável…. até ao último dia em que exerceu as funções de Presidente da CMM!

E, nessa data, lembra-se ainda que, durante a campanha, disse pretender criar políticas de emprego para manter os jovens em Mangualde, criando condições para aumentar o investimento privado.

CUMPRIU também, muito para além do expectável, sempre!

Um dos objectivos prioritários da Gestão da CMM, presidida pelo Dr. João Azevedo foi, desde o inicio, o saneamento das contas do Município, em particular a redução da dívida que “herdou” de dezassete milhões e duzentos (17,2) mil euros, para os cerca de Oito (8) milhões de euros de hoje, aproximadamente, ou seja, houve uma redução extraordinária na dívida de cerca de 1 milhão de euros por ano; este foi e é um facto real absolutamente notável e digno do maior realce, só possível, graças a uma rigorosíssima gestão dos dinheiros da autarquia e graças também ao esforço concertado da CMM e dos cidadãos em geral, em benefício do município.
Os últimos dois orçamentos de 2018 e 2019, de 22 e 26 milhões de euros, respectivamente, foram resultado de um trabalho muito empenhado e consistente da Autarquia, organizando incansavelmente candidaturas aos quadros comunitários de apoio e a projectos lançados pelo Governo e pagos pelo Orçamento do Estado, que se traduziram e traduzem ainda, no maior investimento de sempre no Concelho de Mangualde.
O ex PC da CMM, Dr. João Azevedo, assumia em tempos que: – “a Câmara está hoje estabilizada, tem um caminho definido, uma estratégia e um planeamento organizado em execução a curto e médio prazo”, e que “o município dispunha então de 22 milhões de euros para obras públicas financiadas, até ao final do quadro comunitário de apoio, em 2021”.
Os orçamentos da CMM, destinaram-se e destinam-se maioritariamente para “obras estruturantes de facto realizadas ou em realização” do Concelho, como sejam, a captação, armazenamento e distribuição de água, saneamento básico e tratamento de águas residuais, rodovias concelhias e não só, regeneração e requalificação urbana, recuperação do património histórico do Concelho, infraestruturas da educação, da saúde, da cultura, do desporto, ambiente, segurança social, apoios aos serviços de segurança pública, aos bombeiros, às juntas de freguesias, e para ampliação e melhoramento do parque industrial e equipamentos urbanos de lazeres vários, etc… tendo em vista uma cada vez melhor qualidade de vida dos cidadãos, e considerando que, muitas delas, estavam atrasadas várias décadas.
Todas as áreas mencionadas foram objecto contínuo de muitas e diversas obras concretizadas, que toda a população do Concelho, melhor que ninguém conhece, pois já delas usufrui, havendo muitas outras em curso, dada a dinâmica imparável deste processo.

Não sendo possível listar todas essas obras levadas a efeito, nestas breves linhas, relembram-se, ao acaso, algumas delas, mais visíveis ou envolvendo terceiros parceiros como por exemplo: – a intervenção na Avenida Srª do Castelo, aquisição para recuperação (para breve) do Cine-Teatro, Circular Norte, requalificação do parque desportivo (relvado do campo Conde de Anadia) e do parque escolar com a construção do centro escolar, investimento na saúde com a aquisição do antigo quartel dos bombeiros, para uma Unidade de saúde Familiar (USF), recuperação e manutenção do património histórico, tendo também em vista o turismo cultural e não só, o novo Parque Intergeracional no Monte da Nossa Senhora do Castelo, etc, etc, etc .

Actualmente, entre outros, está em curso um megaprojecto de relevo único, que é o maior investimento de sempre da CMM no Ambiente, para a construção de novas ETAR no Concelho.

A propósito deste projecto, o (ex) Presidente da CMM, Dr. João Azevedo, garantiu que o ambiente foi e é o tema central nas prioridades da autarquia, e disse que: – “Estamos a fazer uma revolução ambiental no Concelho com a construção de novas ETAR´s, num investimento superior a 8 milhões de euros. Uma aposta que permitirá aos mangualdenses uma qualidade de vida como nunca tiveram.», e que “com este projecto, vamos resolver problemas de décadas, tratando as águas residuais do concelho e garantido a preservação e a boa qualidade do meio ambiente”. Lembro que as lagoas da Lavandeira que tão mau cheiro deitam, vão dentro de dias ser desativadas em definitivo.

Nas questões, absolutamente vitais para a vida dos mangualdenses, das políticas de emprego para o Concelho, releva-se o apoio empenhado e continuo do (ex) Presidente da CMM, Dr. João Azevedo e da Autarquia à fábrica PSA, Peugeot/ Citroen, pela sua importância única e crítica, como principal empresa empregadora do Concelho, no sentido de garantir e consolidar a sua presença e continuidade em Mangualde, já com 55 anos de vida, e de se tornar cada vez mais competitiva e mais sólida.

Instalou-se também, recentemente, junto da PSA, uma unidade de produção da “Lear Corporation”, com um investimento de 9 milhões de euros, e que criou 110 postos de trabalho; e a empresa MAVIVA SA – Grupo Ferrovial fez também um investimento em Mangualde, que gerou cerca de 40 novos postos de trabalho.

O (ex) Presidente da CMM, João Azevedo, considerou à data, que: – “tanto este investimento norte-americano da Lear Corporation como o investimento da MAVIVA do grupo Ferrovial, representam uma janela de oportunidade para os homens e mulheres, tanto para os que residem no concelho, como para os que estão fora, mas que querem voltar às suas origens”
Há ainda que mencionar a já mui prestigiada, Fábrica de queijos da serra “Vale da Estrela”, que exporta a quase totalidade da sua produção, e que foi um investimento significativo que gerou igualmente mais novos postos de trabalho, etc, etc, etc….
Em face dos excepcionais resultados e da quantidade impressiva de obras realizadas nas mais diversas áreas da vida do Município, desde as políticas de emprego, ás requalificações e regenerações rodoviárias e urbanas, do património histórico e dos serviços básicos, de muitas outras e, principalmente, da gestão rigorosa e exemplar dos dinheiros públicos do Município, tudo graças a um “Staff” autárquico de excelência, muito qualificado, competente, empenhado, motivado, e ainda, do apoio activo e inquestionável da maioria dos munícipes, o ex PC da CMM,  João Azevedo considerou em tempos que:- “Existe hoje uma mudança de paradigma na autarquia, pois temos uma situação financeira equilibrada e uma equipa técnica e de gestão com a capacidade, a experiência e as competências necessárias, adequadas e capazes de continuar a preparar e dar um presente e um futuro, melhores do que nunca, aos Mangualdenses”.

Um Mangualdense

José Luis Costa Sousa