NOVA ETAR POENTE DE MANGUALDE (localizada em Tabosa)

ETAR POENTE DE MANGUALDE ENTROU EM FUNCIONAMENTO

Após um período de testes entrou já em funcionamento a nova ETAR Poente de Mangualde, localizada em Tabosa.
A nova ETAR tem a capacidade de tratar cerca de 3.000m3 de águas residuais/dia e passou a receber ontem os esgotos provenientes das localidades de Tabosa, Roda e grande parte do perímetro urbano da cidade de Mangualde.

 

DESATIVAÇÃO DA FOSSA DA LAVANDEIRA

A fossa da Lavandeira, deixou de receber esgotos provenientes da Cidade de Mangualde. A ligação ao novo emissário para a ETAR Poente de Mangualde, foi ontem efetuada na Lavandeira. Um dia histórico para o concelho de Mangualde, pondo fim a um grave problema ambiental e urbano que durava há cerca de três décadas.
A obras foram lançadas a 4 de junho de 2017, e a conclusão dos trabalhos terminará brevemente com a remoção das lamas da fossa da Lavandeira.

O concelho de Mangualde vai dispor, assim, de uma nova ETAR capaz de tratar dos esgotos de cerca de 12 mil habitantes, e que representou um investimento de mais de três milhões de euros. Esta ETAR faz parte de uma aposta do Municipio de Mangualde de mais de 7 milhões de euros em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) para garantir melhores condições ao concelho. Um investimento que vem solucionar problemas de décadas no que respeita ao ambiente. Em causa estão nove ETAR´s, dotadas das mais avançadas tecnologias para o tratamento de efluentes.