COMUNICADO

Na sequência de um comunicado divulgado ontem na rede social Facebook, a Direção do G.D.M vem por este meio esclarecer o seguinte:

O G.D.M é um clube com quase 75 anos de história. Desempenha desde a sua fundação, um papel fulcral no desenvolvimento desportivo do Concelho, quer ao nível da construção de equipamentos desportivos, quer de modalidades praticadas. Quem conhece a história sabe que foi através do G.D.M que se conseguiu erguer o Pavilhão Municipal, o Estádio Municipal e mais recentemente implementar o primeiro relvado sintético no Campo Conde de Anadia. Foi com as cores do G.D.M que centenas de atletas praticaram, para além do futebol, diversas modalidades, desde o atletismo, ao basquetebol, da pesca desportiva ao hóquei em patins. O desenvolvimento desportivo do Concelho tem uma marca e essa marca é indubitavelmente a marca do G.D.M.

Foi esta história, que ontem quatro pais, demonstrando um claro conflito de interesses entre o papel de pais e de diretores, tentaram enlamear, lançando um comunicado onde são referidos um conjunto de pontos de enorme gravidade, que atentam contra a honra e a história de quem desde sempre serviu o G.D.M de forma altruísta e desinteressada.

A formação no G.D.M sempre existiu e sempre existirá. A aposta que esta Direção fez em 2014 na requalificação do Campo Conde de Anadia, proporcionando a centenas de jovens do G.D.M e de outros clubes do Concelho, mais e melhores condições para a prática desportiva é por si só, demonstrativo desta aposta. A formação do G.D.M não tem dois anos. Tem décadas de trabalho, de pessoas abnegadas, como o Armando Sousa, o João Soares, o Cândido Azevedo, o Carlos Gonçalves, o João Albuquerque, o Paulo Prazeres, o Carlos do “Caracas”, o Eduardo “Salgueirinho” entre muitos outros… A formação do G.D.M não existe exclusivamente pelo trabalho de quatro pais, nem por estar, este ano associada à marca Sporting Clube de Portugal. Foram centenas de pessoas que por aqui passaram e que contribuíram para a formação integral de milhares de mangualdenses. Sabemos que nem todos conhecem a história, nem são obrigados a conhecê-la, até porque não a viveram. Mas, o mínimo que é exigível a quem tem a ambição (intrínseca ou alimentada por forças ocultas) de ser presidente desta grande Instituição é que reveja o palmarés e consulte o álbum de fotografias.

Quem aspira a liderar o G.D.M, não pode lançar atletas jovens contra atletas seniores. Todos representam as cores do G.D.M e todos são importantes na vida do clube. Foi esta conjugação harmoniosa que elevou o G.D.M ao patamar de destaque no distrito. Foi assim no passado, é assim no presente e será assim no futuro, pelo menos enquanto esta direção liderar os destinos do G.D.M. Em 13 anos de liderança desta direção, foram conquistados 10 títulos, 6 no futebol sénior, 4 nos escalões de formação. Não nos desviaremos deste rumo e manteremos no futuro a mesma ambição.

O futebol de formação e a equipa sénior são para manter, dotando-os das condições necessárias para o nível competitivo que um clube com o historial do G.D.M, está naturalmente obrigado a fazer.

Mas quem aspira a liderar o G.D.M tem de ser sério e responsável na análise da atual conjuntura económica. O G.D.M terá obrigatoriamente de efetuar um ajustamento financeiro dada a realidade atual e a incerteza do futuro, sob pena de voltar a cair no “buraco financeiro” que encontrámos em 2007. O clube deve potenciar todos os seus meios e recursos, sejam eles económicos, materiais e humanos, adaptando-se a uma nova realidade e a uma perspetiva de escassez desses mesmos recursos, que se sente de forma cada vez mais acentuada. Sem criar fraturas, sem dividir futebol de formação e futebol sénior, como estes quatro pais tentaram fazer.

Enquanto esta direção preparava, conjuntamente com as entidades responsáveis e com os principais sponsors, um projeto desportivo e económico para o próximo biénio, estes mesmos quatro pais /diretores, desdobravam-se em contactos telefónicos  transmitindo informações erradas aos Encarregados de Educação, ofereciam atletas a outros clubes do distrito, divulgavam um comunicado a colocar atletas contra atletas, tentando lançar o caos no clube,  naquilo que deve ser interpretado como uma clara violação dos deveres de diretores, se é que algum dia assumiram realmente este papel.

Dois anos depois da chegada ao G.D.M destes quatro pais, oriundos de outro clube do Concelho, a história repete-se. Com os mesmos personagens, com o mesmo guião. Só mudou o cenário. Como ainda existem no Concelho mais alguns cenários, entenda-se clubes, fica o alerta aos meus Amigos e Presidentes: protejam-se.

Por entender que é em sede própria e a quem de direito, que devo prestar esclarecimentos e apresentar projetos, apresentarei nas próximas eleições uma lista candidata aos órgãos sociais do G.D.M para mais um mandato.  Serei candidato nas próximas eleições e em todos os atos eleitorais, sempre que sinta a existência de uma agenda paralela aos interesses do clube, sempre que sinta que os interesses pessoais e a ambição desmedida “chocam de frente” com a história do G.D.M. Tenho contado sempre com a lealdade institucional dos restantes órgãos, Assembleia geral e Conselho Fiscal, a quem desde já manifesto, total disponibilidade para o esclarecimento cabal desta “novela mexicana” com enredos difíceis de entender.

Acompanhar-me-ão neste projeto TODOS os que, tal como eu, querem continuar a contribuir para escrever mais algumas páginas gloriosas do GRUPO DESPORTIVO DE MANGUALDE.

Um abraço.

O Presidente da Direção

Ricardo Lopes