A atleta de badminton Beatriz Monteiro e lançador do peso o Mangualdense Miguel Monteiro são os porta-estandarte de Portugal na cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. Beatriz Monteiro é a atleta mais jovem da Missão com apenas 15 anos e será a estreante portuguesa em Jogos Paralímpicos na modalidade de badminton, depois de já ter conquistado três pódios em torneios internacionais da modalidade em singulares SU5. Já Miguel Monteiro tem 20 anos, é campeão da Europa no lançamento do peso F40, recordista do mundo na especialidade e vai ter a sua segunda experiência paralímpica depois do Rio 2016.

A Missão Portuguesa aos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 tem como protagonistas 33 atletas de oito modalidades e é composta por um total de 77 elementos. A delegação nacional vai-se reunir em estágio na Cidade do Futebol, em Oeiras, no dia 12 de agosto até à partida para território japonês em voo agendado para as 16:25 horas do dia 14 de agosto no Aeroporto de Lisboa. Após a chegada a Tóquio, a maioria dos elementos da Missão efetua desde logo a transição para Fujisawa, onde irá fazer o estágio de aclimatação até à passagem gradual para a Aldeia Paralímpica. Processo semelhante acontecerá com os atletas da canoagem que terão o seu estágio de aclimatação na cidade de Komatsu. Os Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 realizam-se de 24 de agosto a 5 de setembro.

https://paralimpicos.pt/noticia/-/asset_publisher/437692/beatriz-monteiro-e-miguel-monteiro-sao-porta-estandarte-de-portugal-nos-jogos-paralimpicos-toquio-2020