Arrancou em Mangualde a Missão «Ligar Portugal à Diáspora», que decorrerá pelo território nacional. Ontem, 15 de fevereiro de 2023, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, visitou o Gabinete de Apoio ao Emigrante, ficando a conhecer o trabalho desenvolvido pelo Município. Nesta visita, o Governante anunciou a realização do Fórum da Rede de Apoio ao Investimento da Diáspora, que terá lugar em Mangualde e será um local de encontro das estruturas nacionais de apoio ao emigrante. A iniciativa acontecerá previsivelmente durante o decorrente ano, no mês de maio ou junho.
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, durante a visita, enalteceu o trabalho do Município: “A Câmara Municipal tem feito um trabalho extraordinário na ligação, no envolvimento, e na proximidade com os portugueses e portuguesas que residem no estrangeiro. Está a dar frutos e queremos que continue”. Neste sentido, teceu elogios ao Gabinete de Apoio ao Emigrante, sublinhando que “é dos mais ativos dos quase 300 que temos a nível nacional”.
Marco Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, salientou que “Hoje foi um dia importante, não só porque recebemos um membro do Governo, mas também porque foi possível partilharmos algumas das nossas preocupações, no sentido de encontrar soluções”. O edil demonstrou-se satisfeito em termos de projetos futuros a serem realizados no Município, ligados ao setor do património e da cultura, que, ao serem concretizados, vão catapultar Mangualde.
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafôfo, anunciou, ainda, que estão a ser avaliadas para Mangualde perspetivas de investimento público em infraestruturas culturais de memória histórica e da cultura, no âmbito da diáspora.
Ainda no âmbito da passagem pelo Concelho, o Secretário de Estado teve a oportunidade de contactar com empresários que residiram no estrangeiro e que decidiram investir no Concelho.
Comentários recentes