Pelo terceiro ano consecutivo, a Agência Espacial Portuguesa dá a 30 jovens estudantes a oportunidade de realizar um voo parabólico. Este ano, pela primeira vez, há uma finalista representante de Mangualde.

Depois de meses de eliminatórias que testaram diversas capacidades dos candidatos, foram selecionados os 30 finalistas da edição de 2024 do concurso “Astronauta por um Dia”, promovido pela Agência Espacial Portuguesa. Os finalistas, estudantes do ensino básico e secundário de várias regiões do país, terão a oportunidade de experimentar a gravidade zero a bordo do Airbus A310 da Novespace. Pela primeira vez, há finalistas dos distritos de Castelo Branco, Viana do Castelo e da Madeira.

Hugo André Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa, destacou a abrangência nacional alcançada pelo concurso. Lisboa deixou de ser o distrito com maior representatividade, sendo superado por Aveiro e Setúbal. Dos 30 finalistas, 14 são meninas e 16 meninos, com 24 no ensino secundário e 6 no ensino básico.

Marta Gonçalves, gestora de programas da Agência Espacial, mencionou que a predominância de estudantes do ensino secundário é natural, pois eles estão em uma fase de decisões sobre suas carreiras. A edição deste ano teve um recorde de 634 inscrições. Os finalistas passaram por quatro fases eliminatórias, avaliando motivação, criatividade, percepção espacial, aptidões físicas e capacidades de comunicação.

O voo acontecerá em 29 de setembro, com atividades e formações começando em 26 de setembro. A iniciativa conta com o apoio da Força Aérea Portuguesa, Ciência Viva, Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da Universidade do Porto e Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

O MangualdeOnline, conta ter nos próximos dias uma entrevista com a finalista Mangualdense.