O Centro Tecnológico Especializado (CTE) em Informática, instalado na Escola Secundária Felismina Alcântara (ESFA) do Agrupamento de Escolas de Mangualde irá começar a funcionar a partir de setembro, no início do ano letivo, com a oferta de cursos na área das Tecnologias. O CTE, encontra-se em fase de conclusão e ocupa oito salas de um dos pisos da ESFA.

“É um investimento de cerca 600 mil euros, fruto de uma candidatura a fundos comunitários apresentada pelo Agrupamento de Escolas de Mangualde, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência PRR – Recuperar Portugal, apoiada pelo Município.
Marco Almeida elogiou o trabalho desenvolvido através deste modelo de ensino que trabalha os conteúdos curriculares, em articulação com empresas locais parceiras, num total de vinte, desde esta quinta-feira.
“A Academi@STEM é um dos nossos projetos mais inovadores, que se tornou num pilar fundamental na educação e desenvolvimento dos nossos alunos, do pré-escolar ao 9º ano de escolaridade, que já envolveu 2500 alunos”, afirmou.
Desde que a Academi@STEM foi criada, o Município já investiu cerca de 260 mil euros. É uma verba que tem vindo a crescer, sendo que, no ano passado, absorveu quase 75 mil euros. “Trata-se de um investimento nos nossos alunos, na nossa massa crítica, numa comunidade escolar mais capacitada e com as ferramentas necessárias para um futuro próspero, a nível pessoal e para toda a comunidade”, sublinhou o autarca.

Pedro Cunha, Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, presente na sessão de abertura das jornadas, enalteceu o programa detentor do primeiro selo “STEM School Label Expert”. da Península Ibérica”, tendo deixado o desafio para que o programa seja alargado a toda a Comunidade Intermunicipal (CIM Dão) Lafões. “Estamos disponíveis para ajudar”, afirmou, já depois de ter feito outro elogio: “Os meus parabéns ao Município de Mangualde pela dinâmica que tem conseguido implementar”, afirmou o membro do Governo.