Foram revelados os vencedores da 11ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola, uma iniciativa organizada em parceria com a Associação de Escanções de Portugal, em cerimónia realizada no passado dia 15 de novembro, na Estufa- Fria, em Lisboa.
O Concurso, que já se consolidou como uma referência na promoção da vitivinicultura nacional, registou a participação de 269 vinhos, entre brancos, tintos e espumantes, provenientes de 113 produtores nacionais Clientes e Associados do Crédito Agrícola, das várias regiões do vitivinícolas do país.
O júri, constituído por escanções, enólogos, enófilos e jornalistas especializados no sector, distinguiu, durante as provas cegas realizadas a 12 de Outubro, 81 vinhos, dos quais 78 com a Medalha de Ouro e três com a Grande Medalha de Ouro: Altas Quintas, Reserva Vinho Regional Alentejano Branco 2022 – Altas Quintas; CV – Curriculum Vitae DOC Douro Tinto 2020 – Van Zellers & Co; Marquês de Marialva, Cuvée Primitivo Brut Nature Espumante DOC Bairrada Branco 2015 – Adega Cooperativa de Cantanhede.
Mangualde com 3 Medalhas de Ouro
• Castelo de Azurara Malvasia Fina, Grande Reserva DOC
Dão Branco 2023 Adega Cooperativa de Mangualde
• Castelo de Azurara Touriga Nacional, Grande Reserva DOC
Dão Tinto 2020 Adega Cooperativa de Mangualde
• Monteirinhos Avô António Encruzado, DOC Dão Branco 2022
Quinta dos Monteirinhos
Entre os vinhos premiados com medalha de Ouro, foram ainda entregues cinco distinções para Vinho de Produção Sustentável, reforçando o compromisso do Crédito Agrícola com a sustentabilidade e a preservação ambiental.
A edição deste ano evidenciou a diversidade e qualidade dos vinhos portugueses, com distinções para vinhos de várias regiões vitivinícolas de norte a sul do país e ilhas. As regiões premiadas incluíram Vinhos Verdes, Douro, Dão, Beira Interior, Bairrada, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo, Algarve e Açores.
A região do Alentejo destacou-se com 27 medalhas, seguida pelo Douro, com 15 medalhas.
Comentários recentes