Mangualde recebeu com entusiasmo a segunda edição do API DAYS, no passado dia 30 de novembro, um dos maiores eventos dedicados ao setor apícola, a nível regional.
Promovido pela Renascer Refloresta – Cooperativa Agro-Silvícola de Mangualde CRL, a segunda edição do API DAYS destacou-se pela troca de conhecimentos, parcerias estratégicas e valorização do papel da apicultura na economia sustentável.
O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, representada pelo seu Presidente, Marco Almeida, cuja colaboração inclui a cedência de instalações e subsídios às colmeias locais. Foi reiterado o agradecimento ao Ministro da Agricultura pelo aumento dos subsídios ao setor e pelas ações pós-incêndios. Contudo, foi solicitado ao Ministério maior simplificação nos processos burocráticos, para facilitar o acesso aos apoios por parte dos
apicultores.

O sucesso deste evento deveu-se ao empenho de múltiplos parceiros, incluindo instituições públicas, laboratórios, instituições financeiras, cooperadores e apicultores.

A Cooperativa nestas segundas jornadas, renovou seu compromisso com os cooperadores e o setor apícola, reforçando a importância da colaboração entre instituições, governos e a comunidade para superar desafios e garantir o desenvolvimento sustentável.

Renascer Refloresta – Cooperativa Agro-Silvícola de Mangualde CRL, com mais de 500 cooperadores e 20.000 colmeias, reafirmou seu compromisso com os setores apícola, florestal e agrícola. Esta cooperativa, que iniciou com apenas 15 membros fundadores, destacou os avanços no apoio técnico, geração de emprego qualificado e formação especializada, como o recém-aprovado “Centro de Formação Modular”, cofinanciado pela UE em 85% (Pessoas 2030).