A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Cubos, no qual foram investidos cerca de 2,5 milhões €, pretende fornecer água para os setores da indústria e da agricultura, produzindo 700 mil metros cúbicos por ano. A autarquia enviou à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) o pedido de licenciamento de água para reutilização para fins industriais, com vista a reaproveitar a água da estação de tratamento.
“Estamos perante uma ETAR, dotada com tecnologia de ponta, uma das mais modernas do país, que vai ser uma produtora de água em condições ótimas para ser reutilizada na indústria e na agricultura. É uma solução que nos permite não só rentabilizar a água mas também irá diminuir a pressão hídrica na Barragem de Fagilde”, diz o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida.
“O nosso objetivo é que, no prazo de dois anos, possamos reaproveitar mais de 50 por cento das águas residuais geradas no centro urbano do concelho de Mangualde, traduzindo-se numa produção de 700 mil metros cúbicos de água por ano”, acrescenta Marco Almeida.
Comentários recentes