O Rotary Club de Mangualde vai realizar no próximo dia 28 de fevereiro de 2025, uma homenagem pública ao mangualdense – Miguel Monteiro.

O Rotary, como movimento de profissionais, postula o estímulo do ideal de servir, como base de todo o empreendedorismo digno.Um dos objetivos do Rotary é o “Reconhecimento do mérito de toda ocupação útil à sociedade e a difusão das normas de ética profissional”. Ao exaltar e reconhecer o mérito, o esforço e a dedicação profissional e humana, dos homenageados, cada Clube está também a agradecer os serviços que estes prestaram ou prestam à comunidade.

O Rotary Club de Mangualde decidiu este ano homenagear um homem da terra que muito tem dado ao desporto local, nacional e mundial.

Poucos são os adjetivos para qualificar Miguel Monteiro. Este jovem Mangualdense, de 24 anos, tem a formação académica de mestrado em engenharia e Gestão Industrial, pela Universidade de Aveiro. Atualmente encontra-se a estagiar no Núcleo de Desporto e Lazer da mesma Universidade.

O Miguel é um atleta paralímpico da Casa do Povo de Mangualde, especializado no lançamento do peso na categoria de F40.

Em termos de resultados desportivos, destacam-se, a medalha de bronze nos jogos paralímpicos de 2020, em Tóquio e recentemente a medalha de ouro nos jogos paralímpicos de 2024, realizados em Paris, batendo o recorde paralímpico com a marca de 11,21 metros.

Conquistou duas medalhas de prata nos campeonatos do mundo em 2017 – Londres e em 2024 – Kobe (Japão) e uma medalha de bronze nos campeonatos de 2023 – Paris. Sagrou-se campeão europeu em 2021 – Bybgoszcz (Polónia).

A homenagem será realizada num jantar festivo, para o qual as inscrições já estão abertas.