Contribuir para aumentar a literacia digital em matéria de género nas zonas do interior de Portugal e Espanha é o objetivo central do acordo assinado entre a Inspiring Girls, organização não-governamental de mulheres (ONGM), e a Stellantis, o fabricante de automóveis, que inclui as marcas Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Lancia, Leapmotor, Maserati, Opel e Peugeot.
Ao abrigo do novo acordo de parceria, a Inspiring Girls e a Stellantis vão colaborar no âmbito do programa “Digitalização sem Limites”, criado por esta ONGM, com vista a promover o aumento das competências digitais de jovens entre os 8 e os 12 anos de idade, através da oferta de formação digital básica. O projeto vai também atuar ao nível da promoção da reintegração profissional de mulheres desempregadas, contribuindo assim para melhorar a sua empregabilidade após o programa, bem como a assistência mútua entre gerações.
“Esta parceria é mais um importante marco neste projeto e no trabalho da Inspiring Girls em Portugal. O projeto “Digitalização sem limites” vai além da promoção da inclusão digital, ao apoiar também a reinserção profissional de mulheres desempregadas. Estamos muito orgulhosas desta iniciativa transformadora que vai impactar positivamente as nossas comunidades”, afirma Joana Frias Costa, presidente executiva da Inspiring Girls Portugal, que vê assim crescer a rede de parceiros.
O acordo entre os dois parceiros inclui a oferta de formação em competências digitais a mulheres em situação de desemprego nas áreas de interesse que, por sua vez, serão contratadas para atuar como formadoras para os jovens da sua área, criando assim oportunidades de formação e de empregabilidade. Por sua vez, juntos mais jovens, o objetivo é dotá-los de competências digitais incontornáveis atualmente no mercado de trabalho e criar mais oportunidades para que atinjam os seus objetivos de vida.
A adesão da Stellantis integra-se na política de Responsabilidade Social Corporativa do importante grupo, através do apoio aos mais vulneráveis nos territórios onde as suas fábricas estão localizadas (Madrid, Vigo e Saragoça e, em Portugal, em Mangualde). Em Portugal, além de Mangualde, a iniciativa será também implementada nas zonas de Nelas, Carregal do Sal, Sátão, Viseu e Penalva do Castelo.
“Na Stellantis, empresa de tecnologia de mobilidade sustentável, estamos fortemente empenhados na diversidade e na inclusão. Ao aderir a este projeto, contribuímos para garantir que todos os jovens, independentemente da sua localização geográfica, tenham as mesmas oportunidades de aprender e crescer no mundo digital”, sublinha Rocío López, Diretora de Recursos Humanos da Stellantis Iberia.
Sobre a Inspiring Girls
A Inspiring Girls é uma organização não governamental, fundada no Reino Unido, e que está presente em mais de 30 países. Em Portugal, a associação nasceu em 2021, e tem como missão inspirar e elevar os sonhos e aspirações de jovens raparigas através da educação, autoconhecimento e partilha de experiências que contribuam para pôr fim a estereótipos. É um projeto focado em aumentar a ambição profissional de todas as jovens, pondo-as em contacto com mulheres de sucesso das mais variadas áreas, setores profissionais e estilos de vida. Saiba mais em https://inspiring-girls.pt/.
Sobre a Stellantis
Stellantis N.V. (NYSE: STLA/ Euronext Milan: STLAM/ Euronext Paris: STLAP) é um dos principais fabricantes mundiais de automóveis com o objetivo de fornecer liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos. É reconhecido pelo seu portefólio único de marcas icónicas e inovadoras, incluindo Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, FIAT, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys. A Stellantis está a executar o seu ‘Dare Forward 2030’, um plano estratégico ousado que abre caminho para alcançar a ambiciosa meta de se tornar uma empresa de tecnologia de mobilidade carbono Net Zero até 2038, com uma percentagem de compensação de um único dígito para as restantes emissões, ao mesmo tempo em que cria valor agregado para todas as partes interessadas
Comentários recentes