O troço Mangualde-Celorico da Beira será o terceiro a reabrir na Linha da Beira Alta, totalmente encerrada à circulação de comboios desde 19 de abril de 2022.
A reabertura do troço da Linha da Beira Alta entre Mangualde e Celorico da Beira, anunciada para o próximo domingo, foi adiada para 06 de abril, informou a Infraestruturas de Portugal.
Os trabalhos de modernização desta ligação estão concluídos, mas em causa está o processo de verificação dos requisitos da interoperabilidade ferroviária, para dar cumprimento à Diretiva (UE) 2016/797 — Interoperabilidade do sistema ferroviário na União Europeia.
Até agora foram abertos os troços Vilar Formoso-Guarda e Guarda-Celorico, este último a 25 de novembro de 2024.
Ficará a faltar a ligação Mangualde-Pampilhosa para repor toda a circulação ferroviária na Linha da Beira Alta, que tem 193 quilómetros entre a Pampilhosa e Vilar Formoso.
A via é considerada uma das obras fundamentais do Corredor Internacional Norte e destina-se a permitir uma ligação ferroviária para passageiros e mercadorias mais segura e rápida entre o Centro e o Norte do país e a fronteira com Espanha.
Comentários recentes