O futuro Ecocentro de Mangualde, na Zona Industrial do Salgueiro, deverá entrar em funcionamento em abril do próximo ano. A obra, realizada através da Associação de Municípios do Planalto Beirão, foi entregue ao empreiteiro, após a assinatura do contrato de consignação.
Mangualde fecha o círculo de 19 municípios com ecocentros, plataformas de receção e reciclagem de resíduos um serviço acessível a particulares e a empresas. 

“Com esta estrutura iremos promover a coleta seletiva, o reaproveitamento de materiais, mas também a educação ambiental junto da população, consciencializando-a para o papel que cada um de nós tem nesta matéria”, disse o autarca. 

O Ecocentro de Mangualde terá ainda a particularidade de ter uma vertente de trocas, que se traduz numa preocupação social.
“Além de ser possível depositar eletrodomésticos, mobiliários ou outros materiais que ainda estão em condições de utilização , também será permitido que os mesmos sejam recolhidos,  a título gratuito, por outras pessoas que os poderão usar em segunda mão, dando-lhes uma nova vida. Isto é a economia circular a funcionar”, acrescentou o Presidente da Câmara, Marco Almeida.
O novo Ecocentro de Mangualde, é um investimento perspetivado há vários anos, que custará cerca de 500 mil Euros, entre obra civil e equipamentos. Trata-se de uma infraestrutura que para além de garantir aos utilizadores domésticos e não domésticos a separação e o tratamento seletivo de resíduos urbanos, vai inclusivamente promover a reutilização de materiais diversos, em prol de uma economia tendencialmente mais circular no nosso território.
O futuro Ecocentro de Mangualde, ficará localizado na Zona Industrial do Salgueiro.